domingo, 24 de abril de 2011

VOCÊ SABIA???... Que formigas produzem mel?






Dentre mais de 10 mil espécies de formigas, as formigas-pote-de-mel são as mais interessantes e exóticas. Podem ser encontradas nas regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália. Nessas regiões, são consideradas um dos alimentos mais doces. As formigas "reservatórios", ao contrário das abelhas que armazenam o mel em favos, guardam o "néctar doce" (mel), em seus abdômens que ficam dilatados, do tamanho de uma uva. Vivem em galerias no subterrâneo, penduradas no teto de terra, permanecendo inertes por estarem muito inchadas. Elas possuem um fluido antibiótico produzido por uma glândula que as protegem de bactérias e fungos.
O "mel" é produzido tendo como "matéria prima" a seiva e o néctar de acácias. Os pulgões (insetos minúsculos) se alimentam desse líquido. As formigas operárias extraem o excesso de açúcar dos pulgões ou coletam o néctar diretamente das árvores e alimentam as formigas "reservatórios" com o líquido. Por serem sedentárias, e não precisarem de muita nutrição, a maior parte do líquido fica armazenada.
Tanto as formigas como os pulgões são beneficiados nessa relação simbiótica. Ao colher o néctar dos pulgões, as formigas deixam uma quantidade suficiente para eles sobreviverem, além disso os protegem de parasitas e predadores.
Como elas retiram e armazenam o "mel"? elas encostam suas antenas várias vezes para transmitir um código, então a formiga "reservatório", abre a boca e libera o aceso ao "pote" e uma válvula estomacal controla o fluxo de entrada e saída. Esse alimento é essencial para a sobrevivência da colônia em épocas de necessidade. Isso mostra a incrível organização desses seres, criados por Deus. As formigas são mesmo incríveis né gente?! nem o Jiraya é pario para elas... hehehe long time ago...

Um comentário:

  1. Assim, um breve exame da formiga dá força à exortação: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; vê os seus caminhos e torna-te sábio.” (Pr 6:6) As formigas não só são notáveis pela sua preparação instintiva para o futuro, mas também pela sua persistência e determinação, muitas vezes carregando ou tenazmente arrastando objetos que têm duas ou mais vezes o seu peso, fazendo todo o possível para cumprir sua tarefa específica e negando-se a desistir, mesmo que caiam, deslizem ou rolem algum íngreme precipício abaixo. Sendo notavelmente cooperadoras, mantêm seus ninhos bem limpos e mostram preocupação com outras operárias, às vezes ajudando formigas feridas ou esgotadas a retornar ao ninho.

    ResponderExcluir